segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Vitrinismo

Quando Pensamos em vitrinines, varios adjetivos nos vêm a mente, mas certamente não há adjetivo mais adequado do que "sedutoras", justamente porque essa é a função: atrair, seduzir, conquistar o cliente.


Boas vitrines entendem o que seus clientes buscam. Ao atrair um consumidor para dentro de uma loja, a vitrine é responsável por efetivar uam boa parte da venda. Por isso, elas devem encantar quem as observa. O espaço é responsável também por criar um clima que valorize os produtos, a proposta da coleção e, até mesmo causar um impato que seja coerente com a marca e com seu público-alvo.
A vitrine é considerado hoje uma area do chamado Visual Merchandising.



A vitrine tem por objetivo despertar no consumidor o desejo de posse, atrair o cliente para dentro da loja e provocar nele o impulso de compra. A vitrine deve ser encarada como um elo entre o cliente e a loja.



O planejamento é fundamental na hora de compor uma vitrine. Antes de sair espalhando os produtos, é preciso avaliar o perfil do negócio e da clientela, definir os objetivos de vendas e o público-alvo.



A localização do estabelecimento também influencia.
Está em um bairro operário? Num shopping? Na área central da cidade? A cidade é grande, média ou interiorana? Tudo isso conta na hora de decidir a decoração.
Esta integração é uma somatória de ações que contribuirão para o crescimento das vendas.



A vitrine deverá ser transformada num permanente convite. Colocar uma espécie de cada um dos produtos, num amontoado confuso, é um erro muito comum. A vitrine não é um catálogo. Pense como se fosse um consumidor: uma vitrine clara, em que se perceba o que é vendido com duas ou três mensagens claras como os de promoção, novidade, exclusivo, por exemplo.

Devemos nos preocupar também com a composição dos materiais usados, como a estrutura da vitrine, piso, base, iluminação e fundo que servirá de apoio para a decoração. Falando em iluminação ela é o instrumento que oferece a ambientação da loja. Divulga a área promocional e complementa a valorização do produto. Ela contribui para tornar a loja confortável, convidativa e agradável.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, fale, troque idéias ...